sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Memoria do estágio Anos iniciais

O estágio nos anos iniciais do ensino fundamental foi maravilhoso, nossa professora orientadora foi a professora Rosângela, trabalhamos com uma turma do 2° ano  do Caic, trabalhamos  com método sociolinguístico,  algo que era meio novo, na turma havia 22 alunos matriculados e uma média de 17 era bem frequente, uma das maiores demandas que enfrentamos no estagio era o problema do transporte, porque a sala quase todos moravam nos bairros da Cachoeirinha, Jardim Tropica e Pau Ferro, isso dificultava um pouco o trabalho, algumas vezes o motorista estava doente e não tinha outro motorista para conduzir as crianças a escola, outra hora o pneu estava furado e não tinha outro ônibus , isso era um dos maiores questionamentos e problema que a escola enfrentava. alem de tudo tínhamos alguns dilemas para resolver e muitas das vezes usar estrategias simples para lidar com as crianças, por exemplo na sala tinha uma mocinha que causa uma maior confusão na sala, gostava de bater, brigar e ela muitas das vezes se aproximava das pessoas para pedi alguma coisa, eu e minha colega fomos alertada assim que fomos apresentada a sala, outro fato que muitas vezes exigia muito de nós era o fato de terem dois irmãos gêmeos na sala, um era super inteligente e o outro tinha muita dificuldade, e isso o incomodava, pelo simples fato dos pais elogiarem de mais o irmão, algumas vezes ele era agressivo com os colegas e tínhamos que saber lidar com a situação. Durante o estagio o projeto elaborado entre a escola e os alunos  do estágio era  trabalhar a leitura com autores que as crianças já conheciam que a professora regente já havia apresentado em sala de aula, e aproveitávamos para trabalhar os dilemas que enfrentávamos na sala, através das histórias de Mauricio de Souza. Minha dupla do estágio ficou com o autor Mauricio de Souza  e sempre trabalhamos com as personagens da  turma da Mônica, e o nome do nosso projeto era “ Aprendendo a ler e escrever com a turma da Mônica”, durante a semana trazíamos 2 personagens e os nomes dessas personagens era a palavra geradora da semana. Nossa regência durante o estágio foi bem proveitosa, ainda mais que a professora regente da turma sempre foi um amor e muito presente, foi ai que me identifiquei, as crianças maiores ajudaram-me a ver o que eu realmente queria, a área que desejo atua como profissional, além do aprendizado adquirido. A parte que menos gostei do estágio é o relatório, nossa quanto trabalho, é preciso ter muita fundamentação teórica, principalmente quando vai e volta muitas vezes. durante o estágio passamos por cada situação que também nos transforma como pessoa, não posso me esquecer o dia em que uma criança passou a tarde toda descalça porque não tinha sandália, ela estava com a sandália quebrada na mochila, outro dia uma que falou que a barriga estava doendo porque estava com fome, o ônibus já estava no ponto e ela não teve tempo de comer, isso são coisas que nos transforma não só como profissional como também como pessoa, a educação vai alem do que imaginamos, e aquilo que não te desafia não te transforma.   


Um comentário:

  1. Tamires,
    Traga mais reflexões sobre seu dia a dia na sala de aula. Como você foi se fazendo professora? Que dilemas vivenciou na sala com as crianças? Que estratégias utilizou para dar conta dos desafios?

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